Em uma escola municipal de Maringá - PR, foi realizado um trabalho de adaptação do planejamento curricular com os alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado. Na turma do 2º Ano “A”, são dois alunos especiais: o Eduardo é autista e o Vitor Hugo apresenta dificuldades de aprendizagem.
O tema de estudo do 3º Bimestre (2011), foi “O Grupo da Sala de Aula”, cujos objetivos gerais consistiam em compreender a formação do grupo da sala de aula, bem como reconhecer as atividades desenvolvidas nesse grupo e os objetos utilizados pelos alunos.
A professora Marli Marin (de apoio em sala) e a professora Adriana Callefi (regente da turma), reconheceram a necessidade de atingir alguns objetivos específicos com os alunos especiais: despertar o interesse pelas atividades de escrita (motivação e envolvimento no processo de alfabetização); identificar os colegas da sala (maior interação social) e compreender os conceitos: perto, longe, atrás, frente, grupo, “eu”.
Foram trabalhados os conteúdos a partir de fotografias dos alunos da turma, por se tratar de um recurso que, em geral, desperta a atenção das pessoas, inclusive dos alunos especiais.
A turma estudou o texto poético “A Sala de Aula”, de autoria da professora e supervisora Marli Cristina Pavan. Na sequência, realizaram várias atividades de leitura e escrita, de acordo com a rotina textual. Diante das dificuldades apresentadas, os alunos especiais fizeram atividades diferenciadas da turma: recorte de gravuras relacionadas ao tema em estudo; de letras e montagem de palavras. Nos momentos em que a turma realizava atividades de produção textual, o trabalho com esses alunos teve ênfase na oralidade.
Com os alunos especiais, a professora de apoio em sala desenvolveu algumas atividades diferenciadas: construção de uma maquete e confecção de um livreto do grupo da sala de aula.
A maquete foi construída com as fotos dos alunos e das professoras, caixas de fósforo e outras, palitos, cola colorida, tinta guache e isopor.
Aluno: Eduardo Santana Cardozo:
Aluno: Vitor Hugo Dias da Silva:
Conforme o planejamento da maquete, a disposição das carteiras seria feita em filas, mas o aluno Eduardo quis colocá-las em forma de semicírculo, lembrando da forma como foi organizada a sala de aula no dia da festinha, na véspera do Dia da Criança, isto porque a mesma foi significativa para o educando.
Montagem provisória da maquete:
Vitor e Eduardo montando a maquete :
Página do livreto:
Quebra-cabeça (do livreto):
Como resultado desse trabalho, verificou-se maior envolvimento dos alunos no processo educacional (interesse, motivação); houve avanços na interação social (identificação dos colegas, comunicação com os mesmos); e também, apropriação de alguns conceitos: frente, atrás, longe, perto; que possibilita a organização espacial dos alunos na sala de aula e em outros lugares.
FOTO DA MAQUETE QUASE PRONTA:
AGRADEÇO A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE ESTE TRABALHO PUDESSE SER REALIZADO: DIRETORA DA ESCOLA, SUPERVISORA, SECRETÁRIA, ORIENTADORA, PROFESSORA ADRIANA (REGENTE DA TURMA), DEMAIS PROFESSORES, ZELADORAS, COLEGAS DE TRABALHO, ALUNOS DA ESCOLA, EM ESPECIAL: VITOR HUGO E EDUARDO. OBRIGADA A TODOS VOCÊS!
MAS, SOBRETUDO, QUERO EXPRESSAR MINHA GRATIDÃO A DEUS POR NOS DAR A VIDA E A CAPACIDADE DE CRIAR, RECRIAR, INOVAR, DESENVOLVER, FAZER CRESCER ESSA VIDA, POR MEIO DO ATO DE EDUCAR.
QUE DEUS SEJA GLORIFICADO POR MEIO DAS NOSSAS VIDAS!
ASS: PROFESSORA MARLI MARIN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário