domingo, 13 de novembro de 2011

INCLUSÃO (trabalho com alunos especiais)

Em uma escola municipal de Maringá - PR, foi realizado um trabalho de adaptação do planejamento curricular com os alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado.  Na turma do 2º Ano “A”, são dois alunos especiais: o Eduardo é autista e o Vitor Hugo apresenta dificuldades de aprendizagem.
O tema de estudo do 3º Bimestre (2011), foi “O Grupo da Sala de Aula”, cujos objetivos gerais consistiam em compreender a formação do grupo da sala de aula, bem como reconhecer as atividades desenvolvidas nesse grupo e os objetos utilizados pelos alunos.
A professora Marli Marin (de apoio em sala) e a professora Adriana Callefi (regente da turma), reconheceram a necessidade de atingir alguns objetivos específicos com os alunos especiais: despertar o interesse pelas atividades de escrita (motivação e envolvimento no processo de alfabetização); identificar os colegas da sala (maior interação social) e compreender os conceitos: perto, longe, atrás, frente, grupo, “eu”.
Foram trabalhados os conteúdos a partir de fotografias dos alunos da turma, por se tratar de um recurso que, em geral, desperta a atenção das pessoas, inclusive dos alunos especiais.
A turma estudou o texto poético “A Sala de Aula”, de autoria da professora e supervisora Marli Cristina Pavan. Na sequência, realizaram várias atividades de leitura e escrita, de acordo com a rotina textual. Diante das dificuldades apresentadas, os alunos especiais fizeram atividades diferenciadas da turma: recorte de gravuras relacionadas ao tema em estudo; de letras e montagem de palavras.  Nos momentos em que a turma realizava atividades de produção textual, o trabalho com esses alunos teve ênfase na oralidade.
Com os alunos especiais, a professora de apoio em sala desenvolveu algumas atividades diferenciadas: construção de uma maquete e confecção de um livreto do grupo da sala de aula.
A maquete foi construída com as fotos dos alunos e das professoras, caixas de fósforo e outras, palitos, cola colorida, tinta guache e isopor. 
Aluno: Eduardo Santana Cardozo:


               Aluno: Vitor Hugo Dias da Silva:

Conforme o planejamento da maquete, a disposição das carteiras seria feita em filas, mas o aluno Eduardo quis colocá-las em forma de semicírculo, lembrando da forma como foi organizada a sala de aula no dia da festinha, na véspera do Dia da Criança, isto porque a mesma foi significativa para o educando.


Montagem provisória da maquete:
        

               Vitor e Eduardo montando a maquete :


                                                 

Na confecção do livreto do grupo da sala de aula, as fotos foram organizadas a partir da letra inicial dos nomes dos alunos. Elas foram agrupadas nas páginas conforme a primeira letra. Os alunos fizeram a montagem dos nomes dos colegas; colaram gravuras cujos nomes começavam com a mesma letra; e nomearam as figuras, com a mediação da professora de apoio. Esse livreto apresenta, também, um quebra-cabeça com as fotos dos alunos.
                                               

                                                    Página  do  livreto:


Quebra-cabeça (do livreto):

                    

Como resultado desse trabalho, verificou-se maior envolvimento dos alunos no processo educacional (interesse, motivação); houve avanços na interação social (identificação dos colegas, comunicação com os mesmos); e também, apropriação de alguns conceitos: frente, atrás, longe, perto; que possibilita a organização espacial dos alunos na sala de aula e em outros lugares.

         FOTO   DA   MAQUETE  QUASE  PRONTA:



AGRADEÇO  A  TODOS  QUE  CONTRIBUÍRAM  PARA  QUE  ESTE  TRABALHO  PUDESSE  SER  REALIZADO:  DIRETORA  DA  ESCOLA,  SUPERVISORA, SECRETÁRIA,  ORIENTADORA,  PROFESSORA  ADRIANA (REGENTE  DA TURMA),  DEMAIS  PROFESSORES,  ZELADORAS,  COLEGAS  DE  TRABALHO,  ALUNOS DA ESCOLA,  EM  ESPECIAL:  VITOR  HUGO  E  EDUARDO.  OBRIGADA  A  TODOS  VOCÊS!

MAS,  SOBRETUDO,  QUERO  EXPRESSAR  MINHA  GRATIDÃO  A  DEUS  POR  NOS  DAR  A  VIDA  E  A  CAPACIDADE  DE  CRIAR,  RECRIAR,  INOVAR,  DESENVOLVER,  FAZER  CRESCER  ESSA  VIDA,  POR  MEIO  DO  ATO  DE  EDUCAR.

QUE  DEUS  SEJA  GLORIFICADO  POR  MEIO  DAS  NOSSAS  VIDAS!

ASS: PROFESSORA  MARLI  MARIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário